Perícia Contábil

Home Perícia e Contabilidade

Saiba o que é, e quando se aplica

perícia contábil é considerada uma das áreas que está em plena expansão atualmente. Trata-se de um contador devidamente registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade), e que pode exercer a sua função como perito.

Entenda a função de perito contábil, e saiba como atua esse profissional

perícia contábil é uma atividade que está ligada a justiça, pois, se refere à conferência e reunião de materiais para servirem como provas para esclarecer ou subsidiar uma decisão relacionada a um caso de litígio.  

Para que essas provas sejam devidamente coletadas, um perito contábil é designado para a função, e precisa, obrigatoriamente, estar devidamente registrado no Conselho regional de Contabilidade.  

Existem dois tipos de perícia contábil a judicial e a extrajudicial.  

Pericia Judicial

Como o próprio termo esclarece, a perícia judicial ocorre quando um juiz determina a necessidade da conferência de informações, dados e a coleta de provas por um profissional da Àrea contábil, devidamente habilitado.

O perito nomeado pelo juiz não deve ter relação com nenhuma das partes e ser completamente imparcial no caso.

Perícia extrajudicial

Nesse caso, o perito é convidado por umas das partes, para analisar de forma imparcial o objeto do processo, relativo a movimentos de venda e compra da empresa, bens e direitos, cálculo de indenizações, partilha de bens, liquidação de haveres, divórcio, direitos trabalhistas etc.

Esse tipo de perícia é muito comum na justiça trabalhista, quando um funcionário é desligado, por exemplo, e precisa ocorrer uma conferência dos valores pagos/recebidos referentes ao tempo de trabalho e a função exercida.

Saiba mais

A perícia contábil é responsável por coletar provas físicas e jurídicas que comprovem a situação contábil da empresa. Esse tipo de perícia se baseia em aspectos como vistoria, avaliação e investigação para chegar a uma conclusão.  

Os laudos emitidos pelo perito contábil são baseados em uma série de normas técnicas pré-estipuladas, e que regem a atividade.

DEPOIMENTOS DE CLIENTES

Precisa de ajuda? Converse conosco